Na sequência do convite formulado pelo Núcleo da ANDST do Distrito de Aveiro ao Partidos com assento parlamentar, 2 representantes da CDU (Filipe, membro da Assembleia Municipal e Sandra, responsável da PCP em S. M. da Feira) efetuaram uma visita de trabalho ao local onde funciona o gabinete de atendimento da ANDST aos trabalhadores e à população.

A delegação da CDU foi recebida pelo Delegado Distrital da ANDST António Silva, que esteve acompanhado pelos associados/ativistas da ANDST José Moreira e Filipe.

Foram transmitidas aos representantes da CDU as principais preocupações relacionadas com as causas e os efeitos dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais nos trabalhadores e no seu agregado familiar.

Foi manifestada preocupação pelo elevado número de acidentes de trabalho em Portugal (em 2018 o número de mortes aumentou 10%) e o silêncio do poder político sobre esta tragédia que se abate sobre os trabalhadores. O representante da ANDST manifestou também preocupação sobre o modo de funcionamento do Departamento de Protecção contra os Riscos Profissionais, designadamente: a morosidade dos processos (em muitos casos superior a 3 anos para certificar uma doença) o elevado número de doenças que não são certificadas, as dificuldades dos trabalhadores apresentarem recurso etc etc. Abordou-se a necessidade de os Partidos discutirem as causas que levaram ao encerramento do Centro Nacional de Protecção Contra os Riscos Profissionais, enquanto Instituto Público de gestão das doenças profissionais.

Falou-se na urgência da revogação do artigo 41º do Decreto 503/99 que impede os sinistrados da função publica de receberem as prestações devidas por incapacidade permenente parcial por acidente de trabalho.

Foi também abordada a necessidade de revisão da Lista das Doenças Profissionais, e das doenças que afetam os trabalhadores no Concelho de Santa Maria da Feira, da Industria do calçado; cortiça; artes graficas; entre outras.

Os representantes da CDU agradeceram à ANDST/AVEIRO, esta reunião que consideram muito importante e manifestaram o desejo de aprofunfar a troca de experiências e conhecimentos.