Nota de Imprensa de dia 04 de Julho sobre a tragédia na Marinha Grande
Os acidentes de trabalho repetem-se: trabalhadores saem de casa para ganhar a vida a trabalhar e acabam por perdê-la
Trabalhadores da pesca do Concelho da Marinha Grande morrem por acidente de trabalho. Este trágico acidente de laboral vem confirmar o que o Eurostat tem afirmado e a Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados do Trabalho-ANDST tem reiterado: Portugal é o país da Europa com mais acidentes de trabalho
É importante conhecer as causas de mais um tragico acidente laboral que causou várias mortes. É importante que o governo manifeste solidariedade aos familiares das vítimas mortais e aos feridos, mas é igualmente importante saber que reparação vão os familiares receber. O paupérrimo esquema de atribuições de pensões e indemnizações previsto na lei (98/2009) não protege como devia os trabalhadores vítimas de acidente de trabalho, sendo certo que as famílias das vítimas (muitas das quais subsistiam com o salário dos que morreram) vão entrar numa aspiral de pobreza.
A ANDST, Instituição sem fins lucrativos, com Delegados no Distrito de Leiria e no Concelho da Marinha Grande, afirma que é necessário reforçar os mecanismos de segurança e prevenção para evitar acidentes de trabalho, modificar as leis para que as vítimas de acidentes de trabalho e suas famílias tenham direito a uma justa reparação, e manifesta aos familiares das vítimas mortais total solidariedade, e disponível para prestar o apoio jurídico, social e psicológico de que necessitem.
04 de julho de 2024
A Direção Nacional da ANDST