A A.N.D.S.T., é uma I.P.S.S.-Instituição Particular sem Fins Lucrativos, fundada em 1976 na cidade do Porto, por iniciativa de um conjunto de homens e mulheres vítimas de acidente de trabalho ou de doença profissional. Tem a sua sede na cidade do Porto, Delegações em Coimbra e Lisboa e Delegados em:  Aveiro; Braga; Évora; Guarda Leiria; Santarém; Setúbal.

Das suas principais actividades destaca-se: Actividade reivindicativa por uma política de justiça social; apoio jurídico; social e psicológico;  e apoio à reintegração familiar, social e profissional dos trabalhadores vítimas de acidente ou de doença profissional. Organiza estudos sobre as causas e os efeitos dos acidentes e das doenças profissionais nos trabalhadores e suas famílias, nas empresas e na economia do país. É membro fundador da C.N.O.D.-Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes, está filiada na F.I.M.I.T.I.C.-Federação Internacional dos Sinistrados no Trabalho, e é membro do Observatório da Deficiência e dos Direitos Humanos.

Os seus projectos e actividades são cofinanciadas pelo programa de financiamento a projectos pelo INR IP, e pelo I.S.S.-Instituto da Segurança Social